Localizado no município de Pontal (SP), a 35 km de Ribeirão Preto, o antigo Engenho Central - construído no início do século XX e preservado em seu conjunto edificação/equipamentos/maquinários - acolhe o Museu da Cana.
O Museu tem como objetivo resgatar a memória industrial da cana-de-açúcar que tanto influenciou a história da região e o desenvolvimento do país. O visitante encontra no local a imponente edificação, construída com arquitetura no estilo industrial britânico daquele período, com galpões amplos, tijolos aparentes e ornatos simples, preservada para abrigar o Museu da Cana.
O grande diferencial do Museu da Cana é seu acervo composto de moderna maquinaria escocesa de fim dos anos de 1880: moenda a vapor, cozedores, cristalizadores e ensacadores, trazidos da Europa para o Brasil ainda na época da monarquia e até hoje preservados em suas posições originais dentro da linha de produção do Engenho.
Outros objetos de relevância histórica são as antigas semeadeiras, bombas de abastecimento, barris para beneficiar e purificar o açúcar, recipientes para o transporte de aguardente até o Porto de Santos, o carimbo que identificava as sacas de açúcar com a marca do Engenho, o maquinário das oficinas de manutenção e até mesmo o velho relógio que ficava no ponto mais alto da torre da usina.
O acervo também conta com objetos arrematados de engenhos localizados na região nordeste do país, datados do século XVI período que representa os primórdios da produção de açúcar no Brasil.